Johrei é o método de canalização da Luz de Deus através da palma da mão, que tem o poder de queimar máculas do espírito e dissolver toxinas do corpo. Ao realizar esse processo, o Johrei dissipa a causa das enfermidades, um dos maiores motivos dos sofrimentos humanos. Simultaneamente, elimina a pobreza e os conflitos.
Daí que, embora a finalidade do Johrei pareça ser apenas a cura das doenças, num sentido mais amplo, é uma maneira de criar felicidade, pois eleva o nível do pensamento, tornando-o mais nobre, mais puro. Assim, a pessoa vai se desligando da parte negativa e passa a promover o bem de toda a humanidade, uma vez que brota dentro do coração um sentimento espontâneo de pureza e desejo de ajudar o semelhante. Com isso, o estado de depressão vai desaparecendo e a alegria começa a dominar a vida cotidiana. Ao mesmo tempo, o espírito é envolvido por um profundo sentimento de gratidão a Deus pela paz e felicidade que está usufruindo.
A partir desse nível, a pessoa passa a sentir constantemente a presença de Deus a envolver-lhe, orientando-a em todas as suas ações. Nesse estado, fica plenamente feliz e entende que, recebendo Johrei, está colocando-se em constante oposição a qualquer atitude ou sensação depressiva.
Ao receber Johrei, qualquer pessoa sente-se aliviada, mais leve, tendo até a impressão de que os sentimentos se ampliaram, o coração se enche de um estado de muita alegria e felicidade.
Embora sendo luz invisível, o Johrei atinge também a parte física, ocorrendo a eliminação das impurezas através do suor, de catarros, corizas, tosses, diarréias, gripes, além de outras formas. É comum ocorrerem bocejos durante o tempo em que se recebe Johrei. Significa uma reação imediata do espírito eliminando máculas já queimadas pela Luz de Deus.